Páginas

29/09/2012

Passou da validade

Como bem sabe, tenho uma preguiça enorme quando o assunto é cozinha. Falei neste post que muitas vezes fiquei sem comer salada por preguiça de lavar e esterilizar e olha que gosto muito de salada. Já dá para perceber que vira e mexe as coisas perdem a validade aqui em casa. O nome disso é desperdício. De alimento e de dinheiro.

Não é bonito jogar comida fora. Não mesmo, mas antes que digam, já adianto que criancinhas na África não estão morrendo de fome porque você joga comida fora; elas estão morrendo de fome porque não têm dinheiro para comprar alimento. Não falta comida no mundo (se faltasse, você não desperdiçaria), falta (boa) política. Só que nada justifica alimento na lata do lixo mesmo que dinheiro para comprar não seja problema.

Eu detesto ver que por ineficácia minha uma coisa boa foi para o lixo. Sinto uma pontinha de fracasso e fico me perguntando porque raios não percebi a validade da comida. Tem muito da preguiça aí mas tem outra coisa: sou desligada. Se o assunto não me interessa (cozinha?) meu cérebro funciona como o de um homem durante uma partida de futebol: não me venha com DR que eu apenas balanço a cabeça e digo 'uhum', mas na verdade a mente tá longe, bem longe.

É por causa desse tipo de situação que encontro bilhetinhos como este na porta da geladeira:

Ah, se não fosse mamãe
(Tem 3 vasilhas com couve lavada e picada pronta p/ refogar)



Porque se fosse apenas avisado eu certamente esqueceria e só encontraria os tais potinhos quando a couve já estivesse completamente passada do ponto para comer. Já aconteceu muito.

Outra coisa que acontece é não olhar a despensa direito antes de ir ao supermercado. As vezes tem uma lata de milho escondida lááááá no fundo, atrás do pote de farinha, bem onde a vista não alcança e você vai no mercado, compra outra lata mas desta vez a coloca bem na frente porque sabe que vai precisar para fazer a torta. Um dia, quando vai limpar o armário, lá está a bendita. Venceu há dois meses. E você pensa: puxa, naquele dia precisei tanto, tive que sair correndo para o mercado... Semana passada aconteceu, comprei o que não precisava na feira. A sorte é que ainda deu para aproveitar os itens velhos. Isso se chama falta de organização.

Há ainda outra situação que é o 'pecar pelo excesso'. A pessoa vai no mercado e vê a promoção: leve 1kg e pague 500g sendo que tem a opção de levar apenas o que ela realmente vai precisar: 250g. Se for algo industrializado muitas vezes dá para guardar o que sobrou e usar em outra ocasião mas se for perecível é bem provável que irá se perder. Parece economia, mas não é. Pagar por algo que não vai usar é jogar dinheiro fora, junto com a comida.

Antes de ter que assumir a o comando da cozinha eu não me preocupava com nada disso e era muito raro alguma coisa ser jogada fora em casa. Acontecia, mas era bem incomum. Quando ficou tudo por minha conta a coisa desandou e não estou gostando nem um pouco da situação. Tenho jogado muita coisa fora. Nota zero em economia doméstica.

Vou começar a prestar mais atenção a esses tipos de situações pois posso não gostar de cozinhar, mas gosto da comida.

E você, joga muita coisa fora?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sufoca comigo, gente!